JOSÉ GORSKI

(*Curitiba, Brasil, 19/03/1934)

José Gorski, um exemplo de vida

Desde quando era um menino na antiga Colônia Riviére, lugar onde nasceu e cresceu, José Gorski aprendeu o valor da vida em comunidade. Ajudar o próximo sempre foi seu ideal, permeado tanto pelo modo de vida dos imigrantes poloneses quanto por sua arraigada fé cristã.

Vivendo em meio a tantos ensinamentos e com uma enorme disposição para o trabalho, era natural que José Gorski se destacasse como um genuíno líder em sua comunidade. Dali para o lançamento de sua primeira candidatura ao cargo de vereador foi um pulo. Foram os colegas do Coral Santa Cecília que impulsionaram sua primeira campanha, no início dos anos 1970. Logo, formou-se uma corrente de amigos, familiares, descendentes de poloneses e admiradores que o conduziu ao primeiro mandato, em 1972.

Ao todo, foram 28 anos ininterruptos dedicados aos interesses da comunidade e à defesa de sua amada Curitiba. Durante muito tempo, José Gorski ostentou o título de vereador com a mais longa permanência no cargo. A experiência adquirida e a longevidade no exercício da vereança o transformaram em um dos homens públicos mais respeitados da cidade.

Além de se dedicar de corpo e alma à defesa dos interesses da comunidade, especialmente dos mais pobres e desprotegidos, Gorski sempre foi um guardião dos recursos públicos. Ele nunca compactuou com gastos desnecessários, desvios e obtenção de benesses no poder. Denunciava sempre as irregularidades, sem pestanejar, amparado em provas e na legislação.

Seu mandato era de vereador, mas ele jamais tomou conhecimento das limitações do cargo, atuando em todas as esferas dos poderes municipal, estadual e federal. Assim, conseguiu impulsionar a construção da nova sede do CEFET, atual UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), levou redes de água, luz e esgoto a inúmeras localidades, criou e fez erguer o Portal Polonês, foi o responsável pela restauração de edifícios históricos e pela construção de creches, escolas e postos de saúde, entre tantos outros feitos.

Terminado o seu tempo na Câmara Municipal de Curitiba, Gorski segue ajudando a comunidade por meio de seus inúmeros contatos políticos e usando sua habilidade de ouvir, dialogar e buscar o consenso. Mora na mesma casa que construiu com a ajuda de seus familiares e amigos no final dos anos 1950, ainda decorada com os mesmos móveis. Foi nessa residência que viveu com sua amada esposa Wilma Sieno Gorski, já falecida, criou seus filhos e viu nascerem os netos. Vive de um jeito espartano, sem qualquer luxo, com os recursos de sua aposentadoria pelo INSS.

Considera-se um homem rico e feliz, pois sua grande riqueza não vem do dinheiro. Assim, José Gorski chega aos 90 anos, em 19 de março de 2024, como um exemplo de vida para todos nós.

 

 

Maria Celeste Corrêa

Jornalista e escritora. Autora do livro Uma alma polonesa no coração de Curitiba: a vida de José Gorski, a ser lançado em 2024.