Wanda Franczak é paranaense, nascida em Curitiba, em 19 de maio de 1932. Iniciou sua participação nas atividades ligadas à cultura polonesa no ano de 1947, no auge dos seus 15 anos, no Grêmio Juvenil da Sociedade União Juventus.
Em 1960, fez parte da primeira diretoria do Grupo Folclórico Polonês da Sociedade União Juventus, sendo nomeada Secretária-geral. Por se destacar como exímia dançarina, participou de uma viagem à Polônia para aperfeiçoar os estudos em danças polonesas. Em 1965, assumiu a função de coreógrafa do grupo e ali permaneceu até o ano de 1990. Ao longo de sua trajetória como coreógrafa, realizou vários cursos na Polônia, sempre ligados à dança.
A paranaense dirigiu inúmeros momentos importantes junto ao grupo folclórico, envolvendo apresentações no Brasil e na Polônia. Um deles foi coordenar os ensaios e a apresentação feita para o Papa João Paulo II, em Curitiba, no ano de 1980, no Estádio Couto Pereira.
A marca forte de sua personalidade era o rigor e a postura exigente para que os dançarinos pudessem estar próximos da perfeição em suas performances. Wanda Franczak faleceu em Curitiba, no ano de 2019.
Organização do texto: Schirlei Freder
Colaboração: Denise Franczak e Valdir Dias
Wanda Franczak
Wanda Franczak