Apolonia Kozak nasceu em 10 de abril de 1918, na cidade de União da Vitória-PR. Permaneceu no Paraná: criou-se e estudou em Ponta Grossa, morou e trabalhou em Mallet e Curitiba. Filha de poloneses, aprendeu com sua mãe a enfeitar a casa com recortes de papel colorido – a tradição dos Wycinanki – e sobre a cultura polonesa. Quando se ligou ao Grupo Folclórico Polonês do Paraná, em 1960, teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aplicar suas habilidades, criando imagens ricas de significado, de uma originalidade brilhante. Trabalhou com esta arte por toda a vida. Sua obra foi apresentada em exposições no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Bahia, chegando à Polônia. Faleceu em Curitiba, em 1984, deixando um belo legado.
“(…) bo talent pani Apolonii jest niezrównanysztuke… niektóre jej obrazy upajają wzrok bardziej niż znane nam wycinanki z Polski”.
“(…) porque o talento de Apolonia é incomparável… algumas de suas obras inebriam mais a visão do que os recortes da Polônia que conhecemos”.
Texto de apresentação da exposição em Varsóvia, em 1987, de Krystyna Kozłowska (Sociedade Polônia, Ministério da Cultura)
Organização do texto: Juliana Leonor Kudlinski
Apolonia Kozak.
Wycinanki de Apolonia Kozak.